Cursos de Reiki & Karuna Reiki

Lu Oliveira

Reiki Master CRK 10.283

Karuna Reiki Master® BRM-10-014

LOTUS Terapias Holísticas

(22) 98854-1971 | (22) 2627-1039

Ministrando Cursos em São Pedro da Aldeia & Petrópolis - RJ


https://www.facebook.com/LuOliveiraReiki




sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um JAPAMALA ou MALA DE MANTRAS é um colar confeccionado com 108 contas. É um rosário. O praticante recita um mantra e a cada recitação passa uma das contas do mala entre os dedos. Ao final das 108 recitações, ao chegar no Meru (Guru), o praticante inverte o mala de mantras e começa novamente no sentido inverso. Jamais deve-se passar sobre o Meru, pois ele representa nossa divindade, nossa essência, nossa natureza búdica, Buda ou Deus, conforme cada filosofia religiosa.
JAPA não quer dizer que a origem do mala é japonesa. JAPA é uma palavra em sânscrito que quer dizer "sussurrar", "murmurar", "recitar em tom baixo de voz". MALA é o "rosário", o cordão, composto pelas 108 contas mais o Meru. Assim temos a idéia de JAPA representando a parte espiritual e MALA representando a parte física do rosário de mantras.
É confeccionado em 6 segmentos de 18 contas, ou em 9 segmentos de 12 contas, dependendo da tradição ou escola. Há várias explicações para o número 108. A explicação mais aceita é que 108 é igual a 2 vezes as 54 semanas do ano. O colar de Shakyamuni Buda tinha 108 contas, então manteve-se esta tradição até os dias atuais. Outra explicação é que são necessárias 100 recitações para fixar a energia de um mantra na mente a fim de que o mesmo possa proporcionar o efeito desejado, e mais 8 recitações que representam as vezes em que nossa mente divagou durante as recitações.
O JAPAMALA é uma ferramenta muito útil e poderosa para a prática espiritual. Ao levá-lo no pescoço ou enrolado no braço, durante o dia o praticante se dá conta que está com o mala por diversas vezes: quando ele balança, quando se olha no espelho, quando ele chacoalha no braço, etc. Cada vez que nos lembramos do mala, lembramo-nos também de respirar, endireitar a coluna e voltar para o momento presente. E nas horas livres, nas filas de atendimento, nos pontos de ônibus ou mesmo caminhando na rua, podemos colocar a mão no bolso e ficar recitando silenciosamente nossos mantras ou fazendo nossas orações.
Praticamente qualquer mantra pode ser recitado usando o japamala. Os mais comuns (e mais curtos) são:
OM MANI PADME HUM: É uma exaltação à nossa natureza búdica: "Oh Jóia do Lótus". Tem sentido parecido com a frase "tomo refúgio no Buda". Ao recitar este mantra, o praticante deve lembrar-se de sua natureza espiritual, de sua verdadeira essência.
OM TARE TAM SOHA: Utilizado mais na tradição budista Vajrayana, é uma exaltação à divindade e quer dizer algo como "o mundo muda e a iluminação torna-se possível". É uma alusão ao estado de Kenshô, onde o praticante tem uma experiência direta da iluminação e a partir deste momento sabe por experiência própria que a iluminação é possível.
GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SWAHA - Quer dizer: "foi, foi, foi além, foi completamente para a outra margem, foi junto com todos (sangha ou comunidade), completamente iluminado, que maravilha!". É muito utilizado em cerimônias das mais diversas linhagens espirituais. _/\_ NAMASTÊ!

Nenhum comentário: