O que é a cura? Hoje percebo que a cura está dentro de cada um. É um trabalho de reeducação. É um trabalho de autotransformação. É um trabalho que exige um poder de causa proveniente do espírito. Essa comunicação é possível, pois a não localidade quântica estabelece essa possibilidade de comunicação entre os corpos sutis e o corpo físico. O espírito escolhe, ou melhor, a consciência escolhe. Temos “temas” a serem educados e necessitamos dessa educação para expandir e possibilitar a conquista de novos “ares”. Hoje compreendo que há conhecimentos conhecidos. São coisas que sabemos que sabemos. Há desconhecimentos conhecidos. Ou seja, coisas que sabemos que não sabemos. Mas também há desconhecimentos desconhecidos. São coisas que não sabemos que não sabemos. Estamos em evolução dinâmica contínua. Precisamos ir adiante. Por ser médico, compreendo a dor como um tipo de sintoma e os diversos sintomas com um alerta da alma para o corpo físico de que há aspectos que estão lhe faltando. Falta algo para a alma. O que será que está me faltando para que esse sintoma esteja presente em minha vida? Aliviar os sintomas também é necessário, mas não é completo. O trabalho com a autotransformação se faz necessário. Esse é mais dispendioso em questão de energia mesmo, mas é mais eficaz. Todo sintoma torna o Homem honesto. É uma oportunidade de autoconhecimento e autoconsciência. Passar essa responsabilidade para outro talvez ainda se compare a metáfora do carro com problemas que acende uma luz vermelha no painel e o levamos ao mecânico (médico dos carros) e ele simplesmente retira a luz vermelha do painel. Não resolveu o problema, apenas aliviou o sintoma. Assim somos nós com nossos temas, com nossos sintomas, com nossas “doenças”. Há uma necessidade de aprofundar e mergulhar na alma para reencontrar com aquilo que está nos faltando. Precisamos nos tornar completos. Estamos ainda engatinhando no que se refere a compreender o que é a cura. Sabemos que a participação do “doente” em evolução seja fator decisivo. Despertar nele a necessidade de autotransformação. Despertar nele a necessidade de querer fazer escolhas diferentes e saudáveis. Despertar nele a capacidade de transformação. Fazemos isso em nossa comunidade, talvez ainda de maneira incipiente, mas o eixo que orienta os trabalhos do dia a dia é o despertar de consciências para a autotransformação. É a educação. É o estudo. É o reequilíbrio energético que proporciona novas oportunidades de fazer o diferente em termos de comportamento. Nós não oferecemos a cura para nossos assistidos. Nós os fazemos compreender, ou pelo menos tentamos, a necessidade do porquê ser a “doença” uma ferramenta a sua disposição para atingir a cura. Temos que confiar na medicina, mesmo sendo a medicina que ainda não valorize o sutil, mas que em breve conseguirá transcender e incluir. O trabalho de integrar ciência e espiritualidade passa pela mudança de paradigma. Mudar paradigma não é tarefa fácil. (Milton Moura)
Dia do Aniversário de Nascimento do Sensei Mikao Usui (15 de agosto de 1865 — 9 de março de 1926). O Criador do Reiki nasceu há 148 anos, a 15 de agosto de 1865.
O que é Reiki – Uma terapia complementar e integrativa
Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.
Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. O método Reiki visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos.
O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapia complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.
Como funciona o Reiki
O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção, estimulando o seu sistema imunológico Aliviar estados de depressão e cansaço Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia Acelerar a eliminação de toxinas Reduzir a ansiedade Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica, ou doença Como se aplica um tratamento de Reiki
Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.
ORAÇÃO DO REIKIANO (De:Deva Sathya - Vera Alves)
Que a energia Reiki atue agora de forma grandiosa em minha vida, Equilibrando meu corpo físico, emocional, mental e espiritual. Senhor da luz e do Infinito Amor Somente hoje evito a raiva, Vibrarei na energia da Luz, da paz , do Amor, Cuidando da vida, da minha harmonia, de meus semelhantes irmãos e do meu grande corpo o Planeta Terra.
Que a energia Reiki, purifique e ilumine minha mente e a mente de todos que eu venha a tratar. E assim, possa em condições melhores, abandonar o exesso de preocupações e viver o hoje confiando no ritmo da vida.
Poderosa fonte de Amor e de Luz, Conectada com essa energia Universal, unindo o espírito com a matéria, Agradeço à mente cósmica, agradeço a vida por todas as bênçãos, minha gratidão aos meus mestres e a todas as oportunidades e experiências vividas como instrumento dessa sagrada Energia Divina.
Que o Amor e Sabedoria possa atuar cada vez mais e nessa grandeza de sentimentos, reconhecer o valor do trabalho honesto.
Tudo é energia, Que eu viva este dia a luz do amor, da gentileza e do cuidado com todos os seres vivos.
Eu sou Amor, Eu sou harmonia, Eu sou saúde, Eu sou o equilíbrio perfeito, Eu sou doação, Eu sou entrega, E u sou um canal de energia Reiki Eu e o Pai somos Um.
Símbolo do Reiki - ChoKu Rei O ChoKu Rei é o mais conhecido símbolo do Reiki e o que se usa em quase todas as situações. É um símbolo de limpeza, cura e proteção e potencializa a energia reiki. Como em todos os símbolos de Reiki, o mantra deve ser entoado três vezes e quem quiser fazer o yantra (desenhar o símbolo no espaço com a mão) deve fazê-lo com a mão em concha virada para onde se quer aplicar o símbolo.